No último Fim de Semana estive em Porto. Uma cidade encantadora e um vinho ímpar.
Acima, segue uma foto retirada da margem do Rio Douro, que faz divisa da cidade do Porto com Vila Nova de Gaia. Alias, vocês sabiam que o vinho do Porto não é "do Porto", mas, sim, de "Vila Nova de Gaia"? rsrsrs
É que as caves onde ficam armazenados os vinhos "do porto", em verdade, se localizam em Gaia. Bem, mais uma informaçao para a inútil série "Cultura de Sovaco!".
Outra coisa que me chamou a atençao em Porto foi a Igreja de São Francisco. Tal como a igreja que existe em Salvador, é repleta de ouro, o que é uma contradição com as idéias (ops...boto o acento ou não? rsrsrs) da pobreza franciscana. Bem, conversando com minha amiga Renata de Salvador, pude entender um pouco os motivos que levaram a se ter tanto ouro em um templo. Entretanto, ficou comigo a reflexão de que é preciso enxergar Deus além do luxo que esses templos têm.
Aliás, penso eu, essa re-ligação com o Divino precisa ser bastante simples. Sem ostentações e muitos penduricalhos.
Contradizendo tudo o que eu disse acima, não posso deixar de dizer que fiquei um bom tempo da minha visita embasbacado com uma obra na Igreja de São Francisco. É a "Árvore de Jessé", provavelmente talhada por Felipe da Silva e António Gomes, em 1721. Veja ela aqui, e leia sobre ela aqui.
Uma escultura linda e imensa, que, além de toda a simbologia que nela há, traz uma riqueza de detalhes nas expressões de cada personagem que, de fato, foram talhados e pintados a ouro.
Enfim, muito boa a visita!
Quem for ao Porto, não deixe de conhecer.
Até a próxima!
Ps.: O Pato Tinho mandou lembranças. Ele está bem, ainda com ressaca, porque tomou, lá no Porto, da "água que passarinho não bebe, que tubarão não nada". Mas, está tudo bem com ele já.
3 comentários:
Meu amor!!!
Quando estivemos aí chegamos a conhecer esta Igreja, porém com essa riqueza de detalhes que vc descreve foi muito bacana, adorei e continue com o diário de bordo pois estaremos daqui aprendendo com a "cultura de sovaco".
Say e Tony
Oi Diogo!!!!!
Feliz e contente com as informações sobre o vinho do Porto e da visita a Igreja de São Francisco (qual Francisco???) Muito bom esse diário de bordo, estarei sempre aqui visitando.
Tia Ana Lúcia
Rapaz...vc tem um texto muito bom. A sua percepção de descrição eh excelente. QUe bom q estejas gostando de tudo aí.
Por enquanto, vou tentar o mestrado aqui mesmo no Brasil:(.
ABraços.
Osvaldo de Joao Pessoa.
Postar um comentário