É período de recepção aos caloiros aqui em Portugal. Em todas as regiões do país, se festeja a chegadas dos “bichos”, como, geralmente são chamados eles. Cada universidade tem sua forma particular de recepção, mas creio que a grande maioria opta por fazer algo nos moldes tradicionais, ou seja, cada caloiro é enfeitado por latas e todos eles, cada um de acordo com seu curso, segue em cortejo ela cidade entoando cânticos e hinos próprios. Enfim, é uma esculhambação só. Neste fim de semana, estive em Porto,e, no domingo, houve a recepção dos caloiros das universidades daquela cidade.
Aqui em Coimbra, este período é muito importante. Dá-se o nome de “Latada” para o conjunto de festas que marcam a recepçao dos “bichinhos”. Tudo se inicia com a tradicional Serenata e nos dias que seguem existe uma festa com bandas “da moda”, regadas a muito alcool.
No dia da Serenata, cada curso se reune particularmente e faz o seu jantar. Após o jantar, todos vão a um local dentro da Universidade (muda-se o local anualmente) e lá há uma apresentaçao de algumas Tunas Acadêmicas da Universidade. Clique aqui e veja um video excelente que mostra como é uma serenata.
Apesar de não ter ficado até o final (sim, as músicas são muuuuuuuuito melancólicas) achei bastante interessante a cultura acadêmica. A cidade desde a tarde estava repleta de gente com seus trajes acadêmicos, revelando um clima muito bom.
E sobre esse traje, cabe aqui uma explicaçãozinha que obtive com meu companheiro de casa Luiz (vulgo Leitão) . Em verdade, o traje acadêmico da Universidade era utilizado como uniforme para a universidade. Atualmente, não existe mais a necessidade de se usar tal traje nas aulas, mas alguns alunos ainda os usa diariamente. É comum, porém, que a maioria dos estudantes os tenha em casa, mas só use em ocasioes especiais, como, por exemplo, a Serenata que lhes falei acima, e a Queima das fitas (que marca o fim do ano letivo).Este traje é apenas um aspecto da “Praxe Academica” da Universidade.
Como vocês já devem ter percebido, Coimbra é uma Universidade bastante cultivadora dessas tradições, e existe um código da “Praxe Acadêmica” que enumera como os estudantes devem se comportar, se vestir, enfim..um monte de coisa. De forma sintética, essa Praxe nada mais é do que um Código de ética elaborado pelos estudantes veteranos de Coimbra.
Felizmente (ou infelizmente?), se percebe que essa praxe vem, gradativamente, perdendo força, seja por questões de mudança de cultura do mundo acadêmico, seja porque ela, ao longo do tempo, criou alguns atritos entre estudantes por ocasião de trotes violentos, o que levou a direção da universidade intervir em certos momentos proibindo algumas praxes.
Enfim, coisas de Coimbra...
Ps.: Aproveito para divulgar também o meu album de viagem:
http://picasaweb.google.com.br/diogoacg ou se preferir, clique aqui
6 comentários:
caloiro??
quem são as duas qualidades naquela foto?
Caloiro = Calouro, meu caro Cri...aehiaheiuheoiaehiue
e as qualidades eu n sei..pode me dizer?? heaiuheiauhae
Pois é. Na minha época de pretensões conimbricenses, Selma havia me contado sobre tudo isso. A questão do traje... do Código de Praxe... da Queima das Fitas... me vi ai agora contigo meu querido!
Às vezes, o rigor das práticas acadêmicas daí pode soar arcaico, mas, com certeza, dá um toque bastante próprio a esta Universidade.
Espero que tudo esteja transcorrendo bem. Vá descobrindo tudo aí, para depois me orientar. Você é meu bandeirante!
Forte abraço!
Oi Digo!
Tô adorando seu blogger!
Saudades de vc por aqui!
Estarei sempre entrando e acompanhando seus textos e enriquecendo com suas palavras!
Grande abraço irmão.
Ivinho
Olá, Diogo!
Sou a Mariana, amiga de Dominique (ssa) que veio morar em Lisboa. Tudo bem? Estava vagando por uns blogs conhecidos e vim parar aqui! Adorei!!!
Que bom ler sobre outro baiano fora de casa. 100% identificada!
Vou salvar nos favoritos! Abçs!!
Postar um comentário