segunda-feira, 6 de abril de 2009

Diário de Bordo


O som é calmo e ajuda. Há tempos deixei esse blog de lado. Agora, me sinto mais a vontade a retomar a ideia dessa catarse de palavras que, algumas vezes, transcrevo aqui: registrar o meu percurso ao longo do período do meu mestrado. Em verdade, as vivências do mestrado em Portugal servem de “norte” para contar outras experiências que a ele são e serão contemporâneas. Não dá para escrever tudo. Nem se deve escrever... Além de ser excessivamente reducionista, querer colocar tudo que vivo em “post`s” é, no mínimo, chato. Sou (somos, nós) maiores do que os textos e contos que escrevemos.

Os quase 3 meses que me separaram do “Diário de Bordo” anterior foram muito intensos. Impossível para mim querer escrever sobre isso. E não falo nem escrever aqui no blog... Cada experiência que vivi nesse período, queria escrever, registrar, fazer poesia, música... Assim, para mim mesmo. Sem nenhum interesse em publicar ou publicizar nada. Enfim, “recortar” em forma de algo “palpável” aqueles sentimentos que eram só meus. De fato, não deu...

Aos poucos vou entendendo esses “brancos”. Tenho que, cada vez mais, acalmar o coração e simplesmente viver o momento. A dor, o medo, a ansiedade, a novidade, a alegria, o beijo, o “frio-na-barriga”, a saudade, nem sempre precisam ser, imediatamente, expostas em forma de registro facilmente alcançável pelos nossos sentidos mais óbvios ; nem sempre precisam ser, imediatamente, “transcritas” (falo de uma poesia,uma música, uma palavra...). Tem de ser vividas e saboreadas.

Um aparte: É necessário expor o que sentimos! É necessário compartilhar a dor, a alegria, o medo, a insegurança com os outros. Não é disso que falo. Falo, aqui, da nossa imensa capacidade em transformar o que sentimos em arte. É sobre capacidade deixar visível o invisível, que me refiro. E isso me faltou nesse período.

Espero que o dia de hoje marque o reencontro de dois velhos amigos: Eu, comigo mesmo.

Muito prazer, sou Diogo Guanabara, e gostaria de convidar você a acompanhar um pouco esta minha jornada.

Até a próxima!

3 comentários:

Say disse...

Já se era tempo sair dessa ibernação.

TE AMOOOOOOOOOOOO

Zilhões de bjosssssssssssssss

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Diogo!

Esse seu post falou sobre entrar em contato com você mesmo... falou também sobre o tempo que você demorou para escrever novamente aqui. Chegamos aos 3 meses de novo, mas não há do que se cobrar!Algumas vezes tentamos nos aproximar de nós mesmos, mas fazemos o contrário. Temos medo, muito medo! Mas temos forças incríveis (que muitas vezes nem sabemos) que nos fazem enfrentar as situações, pensá-las de forma mais funcional, conduzindo nossas emoções e transformando nossos medos em possibilidades. Possibilidade de se aproximar da família e dos amigos, possibilidade de usar da arte para se expressar, cantar, sorrir, chorar... se permitir!
Suas palavras são encantadoras e transmitem muitas histórias. Acabei ficando com vontade de te escrever, hehe!
Desejo bons dias e boas noites para você por aí, e por aqui, tenha certeza que todos sentem sua falta e que você está sempre presente.

Beijos,

Dani (cunhada)